quarta-feira, 8 de abril de 2009

Le Chop-Chop

Já somos 22!!!!! Quando eu regressar a PT combinamos um jogo de futebol entre todos para o reencontro, quem apoia? Eu não sei jogar, mas apoio! Lol. Sejam bem-vindos...

Alguns de vós já se devem ter interrogado acerca do que é constitui a nossa alimentação diária durante a semana, já que estas brincadeiras de mariscadas e grandes rodízios normalmente só acontecem ao fim-de-semana pois para além do cuidado com colesterol e elevado risco de rapidamente ingressar-mos na lista de "barrigudos crónicos", também o nosso tempo e em especial o nosso limitado orçamento de estagiário não permitem grandes luxos...
Como estou longe de casa, o meu almoço é quase sempre uma sopinha de legumes bem servida por 3€ a lembrar a da mãe Gina, num restaurante português perto do trabalho chamado Zé Verde, propriedade de um senhor muito castiço, chamado Zé, do SCP e que veio da... Sertã!

Para o jantar, lá em casa somos em regra 2pessoas e meio, eu o Miguel e o Antón... vruuuum... lá foi ele outra vez sair, de modo que só ficamos nós os dois para a hora de jantar.
Ocasionalmente, quando o tempo e os ingredientes culinários em casa escasseiam, vamos (não com muita vontade minha) ao monhé da esquina, variando entre o prego no prato e o hamburguer no prato, com muito óleo ou muitíssimo óleo :S
Mas na maioria das vezes ficamos em casa onde, por votação unânime, fui nomeado cozinheiro desenrasca oficial, especializado em:

- esparguete/macarrão à Bolonhesa;
- massa com molho de atum, cogumelhos e natas;
- arroz de tomate e/ou de atum;
- T-bone ou febra grelhada com batata;
- ...
- entretanto vou aprender mais e actualizo a listagem! :)

A verdade é que dá para matar a fome e não é assim tão mau para a saúde, pelo menos quando complementado com salada e muita fruta à disposição em cada esquina pelos vendedores ambulantes.

Durante esta experiência, dois dos meus objectivos principais são:
1) tornar-me um bom cozinheiro para além do meu nível básico actual;
2) tornar o Miguel numa pessoa auto-sustentável na cozinha.

E quando eu falo de o tornar auto-sustentável, para além de o dotar de capacidades culinárias para não morrer à fome, incluo também técnicas de sobrevivência aos letais utensílios de cozinha, nomeadamente facas, garfos, tupperwares e colheres de pau!
Apesar de um ano de Erasmus na Suécia, foi necessário vir para Maputo para pegar finalmente numa faca e usá-la com outra finalidade que não a de barrar manteiga nas torradas. Como tem bom caparro para trabalhar e aqui andamos todos ao mesmo, obrigo-o diariamente a vir para a cozinha comigo e por mãos à obra. Actualmente já sabe pôr água a ferver, fazer um refogado, cortar chouriço e descascar alho. Na primeira vez que lhe pedi para picar a cebola, expliquei-lhe o método que reproduziu com exactidão, apesar de acabar a chorar que nem um desalmado... da 2ª vez, ainda não recuperado da última, recusou-se veemente... da 3ªvez, já esta semana, cortou um dedo! Quase tinhamos esparguete de cabidela :)
Apesar das advertências e das dificuldades estamos no bom caminho para o alcance do objectivo a que me propus, em Julho espero que nos possam tratar por Chef Nuno e Chef Miguel e que no processo mantenhamos os dedos todos.

--------------------------------------------------------------------------------------Secretamente aspiro pelo seguinte cenário:

O que é o jantar?

Miguel (actualmente): o quéééeé? Vamos ao monhé...

Chef Miguel: Filet mignon al punto, acompanhado de ostras em molho de manteiga e fois grás, e para sobremesa, um petit gateau quentinho, pode ser?
--------------------------------------------------------------------------------------

Não custa acreditar, mas como eu tb não gosto de ostras, cozinheiro ou não, é um gajo porreiro!!!

"Estamos juntos" - (expressão utilizada em Mz para dizer "até já" ou "boa continuação")

Bjs&Ab
Nuno

16 comentários:

  1. haha como eu faço pa encomendar um chèf Miguel especializado em petit's gateaux???:P

    assim sem camisa e tudo, pode ser??
    lol

    ResponderEliminar
  2. Brutalll... Então quando voltares temos direito a um jantarzinho feito pelo Chef Nuno?????

    ResponderEliminar
  3. Haushinka, tens de falar com ele, mas ouvi dizer q os honorários sao altos...

    Alma e pele: jantamos no Fernando's, eu escolho o menu, mando fazer e cada um paga o seu. Ficamos bem servidos e sem efeitos secundários indesejáveis :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. ola!!!
    o jogo está marcado, mas plo que comes vens com barriga e ficas á baliza que nao aguentas a pedalada.....:P
    opa estas a tornar t num verdadeiro cozinheiro, tens que realizar depois um jantar ca em PT.. E tens um ajudante e tudo!! ve se não perde mesmo nenhum dedo, plos visto és bom prof pois parece me que le ja cozinha mais que eu...

    ResponderEliminar
  5. É o que dá não ter aprendido a fazer Mixórdia!!!

    ResponderEliminar
  6. Ana, mas quem é que está com barriga??!? ainda hoje eram 6h15 da manha e eu a fazer jogging... ah pois é!! :P beijo

    ResponderEliminar
  7. Ganda Zé!!! Eu se soubesse fazer a mixórdia já tinha aberto uma cadeia de MacMixordias e era um tipo rico... Isso é so para os bons, grandes jantares de mixordia, saudades...

    Aquele ab ND

    ResponderEliminar
  8. Com tanta publicidade, vais mesmo ter que fazer um jantar ao pessoal para mostrar os teus dotes culinários!!!! Aliás com isto tudo só me vêm à cabeça as sábias do Sr Quim Barreiros "Eu sou o Mestre de Culinária e sei enfeitar a travessa..." lololol

    Boa Páscoa!!!!

    BJITOS!!!

    ResponderEliminar
  9. Mas o calor é tanto que comem sem roupa? LOL

    ResponderEliminar
  10. Elma, aqui a temperatura nunca desce abaixo dos 27º-30ºC à noite. Dentro de casa está sempre mais calor do que na rua e como isto é só homens, a roupa é dispensável... Lol. Bj

    ResponderEliminar
  11. A mim nao me enganas tu!! Quais dotes?!
    Ainda me lembro quando tentaste pela primeira vez cozinhar..

    Arroz branco no microondas sem agua! Nahhh

    Beijokaa Nuninho***Saudades***

    ResponderEliminar
  12. "e como isto é só homens, a roupa é dispensável"... estava td mt bem até ler isto..
    é razão p ficar preocupado?

    ResponderEliminar
  13. Rakel, isso não era p contar, quero criar aqui uma boa reputação ok?? :) o arroz... Lol, Bjinho

    MR, nem me vou dar ao trabalho de te rspnder... fala c a Nadia :) ahahah
    aquele Abraço

    ResponderEliminar
  14. Adicionei um link para o teu blog em http://chazinhodelimonete.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Ando meio preocupado. Diz.me so por favor se te andas a alimentar bem..

    ResponderEliminar
  16. grande nuno... mas ninguem se corta a picar cebola lool

    ;)

    ass:irmao da maryneide

    ResponderEliminar