quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Feira do Pau

Olá a todos, hoje gostava de vos dar a conhecer uma das minhas actividades predilectas cada vez que fico por Maputo ao fim-de-semana, a visita à Feira do Pau preto.
Este mercado tradicional ocorre todos os sábados desde cedo até cerca das 16h30 e é um dos grandes focos turísticos da cidade para a compra de lembranças para os amigos, recordações para nós próprios, memórias para quem as quizer, ou simplesmente para passar um bom bocado a conhecer a beleza da arte tradicional africana.
A Feira realiza-se na baixa da cidade, num espaço aberto com cerca de 5000m2, rodeada por alguns edifícios emblemáticos de outros tempos e que agora são apenas sombras do que um dia representaram, como sejam os eternos rivais Pastelaria Scala e Café Continental e o carbonizado prédio Pott (http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/03/pr%C3%A9dio-pott---a-agonia-de-um-s%C3%ADmbolo.html), actual albergue reconhecido de mendigos, traficantes, prostitutas e todo o tipo de socialmente excluídos que abundam pela cidade sem referência de passado, presente e muito menos futuro...

Eu já é a 3ªvez que vou a esta feira e cada vez gosto mais, a primeira foi - como tudo na vida - uma descoberta emocionante. Fui com o João, antigo inquilino do meu actual quarto e casa, estagiário da edição C12 e que como já cá estava há 1ano, conhecia bem o funcionamento do cenário. Como caloiro que era, branco, pálido, roupa limpa e olhos bem esbugalhados para absorver tudo o que era novo, reunia as condições ideais para ser praxado sem piedade, e assim foi!!! Assim que coloquei um pé dentro do recinto da feira, alguns vendedores aproximaram-se do João ao que ele tão simples e friamente respondeu: "...não me chateiem, o meu colega chegou agora de PT e está interessado em comprar muitas coisas..."!!!
Desculpem a expressão, mas "até me cairam os tomates" quando vi aqueles olhos todos na minha direcção como se eu me tratasse de um oásis no meio de um deserto seco e árido. 5segundos depois, de cabeça baixa e mãos nos bolsos, estava sem saber como nem porquê, rodeado por cerca de 20 pessoas, que me tocavam e chamavam desde "amigo", "primo", "tio", "pai"... ansiosas por vender-me tudo o que possam imaginar, cada um puxando a brasa à sua sardinha com preços, quantidades, descontos, promoções, ofertas, novidades... x20!!!!

Hoje olho para trás e tenho saudade daquela adrenalina que se abateu sobre a minha capacidade de raciocínio e inundou os sentidos, talvez resida aí a razão para e lá continuar a ir sempre que posso apesar de raramente comprar algo.
Entre as peças de arte, podem encontrar peças de pau preto, folha de bananeira, marfim, osso, batiques, batuques, telas, quadros, figuras, máscaras, relógios pirateados, pulseiras, brincos, vestidos, t-shirts... bem, uma verdadeira panóplia de objectos que sem dificuldade africanizam qualquer casa ou corpo.

Como é normal, ao chegar próximo de uma banca, o responsável "chuta" um preço e nós só temos de o negociar com ele, sendo que na maioria das vezes o final atinge metade ou menos do valor inicial pedido. É comum acontecer virar-mos costas e os vendedores seguirem atrás de nós a baixar o preço, o que permite conseguir algumas peças lindíssimas e únicas a valores irrisórios mas com vantagem para ambas as partes. Por exemplo, nesse dia, o João conseguiu comprar uma máscara de madeira de 6000MTN (180eur) por apenas 1500MTN (45eur) com bastante negociação, duas t-shirts velhas e um par de sapatilhas rotas que não queria levar de volta para PT...

Se um dia perder a cabeça e lá for com objectivo de trazer lembranças para casa, vou fazê-lo na última semana em Maputo, porque assim posso utilizar a roupa velha de verão como moeda de troca e diminuir o peso da minha bagagem, mas ao mesmo tempo porque depois terei uma viagem de 20horas para me massacrar do dinheiro que lá deixei... :S lololol




E é assim, é a Feira do Pau! Algo a visitar se um dia passarem por estas bandas.

Bj&AbNuno

8 comentários:

  1. Forretaaaaaaa... E andam-te a chamar muito de "pai"... Aparece cá com um puto que vais ver!!!!

    ResponderEliminar
  2. Minha mula, aqui chama-se de "Pai" a pessoas mais velhas por respeito à sua sabedoria!

    ah!!!!! finalmente percebi aquela da minha residência que chamava o "PAI" - eureka :) ao fim destes anos todos a duvida desfez-se... era Moçambicana.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Ebaaaa vestidinhos da feira, depois de um jantar diplomático com vestido de capulana já estou por tudo. hweheheh
    **

    ResponderEliminar
  4. Ahaha.. lembro-me bem desse episodio na residencia de cbr.. Mas espera aí, aí tb te chamam de pai?.. Feira do pau preto e chama-te pai?.. ve la se chegas cá com um buraco novo..

    ResponderEliminar
  5. Pronto, tinha de vir o Verdete para escavacar com o nível deste blog :S lol...
    No comments!
    Ab

    ResponderEliminar
  6. Pai? hum ... pq que isso nao me parece nada bem hein?

    estou a espera de uma prenda dai ... é o minimo sim? ve la se compras uma coisa bonita a tua gaija!
    Beijo, saudade tua

    ResponderEliminar
  7. Sim vou comprar, tou disposto a deixar a minha pele, $ e roupa ali para te levar uma coisa bonita... e tu dizeres: "ah, podias ter sido mais original" :) lolol

    bj doce, saudade

    ResponderEliminar
  8. "Who's your daddy now?"
    Ah pois é paizinho...
    Vais com cara de totozinho virgem nessas andanças e dp chamam-te de papá!

    Enfim...

    Abração

    ResponderEliminar