quarta-feira, 22 de julho de 2009

FIM

E é assim!

166 dias depois de aterrar naquela que sempre me disseram que seria uma “life changing experience”, está na hora de encerrar este blog e fazer um pequeno balanço da minha experiencia neste pequeno mas enorme canto de Africa.

No campo profissional, admito que o desenrolar do meu estágio não correspondeu exactamente às minhas expectativas, com um impacto em termos de carreira ainda por definir.


Do um modo geral, esta experiência permitiu-me ter um conhecimento privilegiado de um pólo urbano num mercado emergente numa economia cheia de oportunidades, trabalhar com variadíssimos tipos de pessoas, metodologias, crenças e religiões, ao mesmo tempo que estabeleci uma rede de contactos bastante útil para um eventual regresso através de uma empresa portuguesa.


No campo pessoal, durante estes quase 6meses proporcionados pelo programa de estágios internacionais tive a oportunidade de lidar com uma cultura completamente diferente da que sempre fui habituado, conheci pessoas e lugares extraordinários que sei que nunca mais verei como agora, dado o rápido desenvolvimento do que este país leva, comi iguarias a preços simbólicos cujo sabor faz inveja a qualquer restaurante de luxo.

Entre muitas outras coisas, há determinadas memórias de África que a objectiva não consegue transmitir e que vou guardar para a vida no regresso a PT, como sejam por exemplo:

- As tempestades Eléctricas que fazem estremecer os prédios e iluminam a cidade durante os recorrente cortes de energia;
- O indescritível cheiro da terra molhada depois de uma chuvada forte;
- As águas quentes e praias desertas;
- O calor na cara do nascer do sol às 5h30 da manhã;
- O Pôr-do-sol ardente;
- As pessoas e os seus sorrisos;
- A música e as cores;
- As paisagens a perder de vista;
- A cerveja Laurentina;
- A areia nos pés enquanto se janta;
- Abrir um caranguejo, sujar-me todo e ainda me rir
-…

Por tudo isto e muito mais, considero que estes últimos meses contribuíram indiscutivelmente para o meu desenvolvimento e crescimento individual, abertura às diferenças culturais e capacidade de adaptação, através dos pontos fortes e dificuldades de se viver longe de casa com a aspiração de uma carreira internacional.
É sem dúvida uma oportunidade extraordinária que tive e recomendo a qualquer pessoa com a ambição de querer ultrapassar a fronteira imaginária que por vezes estabelecemos a nós próprios e acaba por nos limitar a vida profissional na própria maneira de ver o mundo.

Como tudo na vida chega ao fim, faço minhas as palavras do colega C12 que me cedeu a casa no final do seu estágio quando lhe perguntei se “ia ter saudades e se não queria ficar?”, respondeu-me:
“[…]saudades sim. Querer voltar, talvez um dia! Mas agora fecha-se mais um ciclo na vida e assim está na hora de regressar à realidade […]”


Daqui a 25 horas, depois de Joanesburgo e Frankfurt, estarei na Portela a abraçar os meus pais e a minha namorada que esperou pacientemente 6meses por mim apesar de ter estado ausente em datas únicas como o nosso aniversário de namoro, o dia dos namorados, o seu dia de anos e o final de curso… a ela agradeço a força que me deu nos piores e melhores momentos nas conversas através do sempre limitado Skype. OBRIGADO por seres como és!

Hoje, assisto ao meu último pôr-do-sol Africano já da janela do avião!

Quanto a mim, parece-me que para já posso dizer que o “desvio” valeu a pena…
Moçambique é maningue nice, Kanimambo pela oportunidade! O mulungo há-de voltar.

(Changane – dialecto tradicional da zona de Maputo:
Maningue nice = adaptação do Inglês Many Nice, descreve algo “muito bom”;
Kanimambo = significa “Obrigado” e já é uma das imagens de marca de Moçambique;
Mulungo = actualmente uma designação carinhosa para o “branco de fora”, teve origem nos primeiros colonos que ajudavam os locais com oferta de comida e outros bens.)















Encerro assim este blog, agradecendo aos que me acompanharam durante algumas aventuras passadas por esta terra e que à distância conseguiram sentir um pouco do gosto de África.

Beijos&Abraços
NR

FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário