quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Home Sweet Home!!

Esta é a parte em que vos tento levar numa visita guiada pelo meu meu mais recente chalet das canas... Como já disse num post anterior, a casa que nos aguardava pertencia a 3 Contactos da edição 12 do programa que estavam a terminar os seus estágios o que se revelou uma ajuda inestimável tendo em conta a escassez de oferta imobiliária (pelo menos em condições mínimas de utilização) da cidade de Maputo. Essa escassez tem origem na falta de construção recente organizada e "legalizada", característica de uma cidade que literalmente parou no tempo vítima das adversidades da raça humana e cuja esmagadora maioria dos imponentes e lindíssimos edifícios (aproximadamente 95%) são da época da outra senhora...

Assim, nesse grupo insere-se também a minha "casota".




O local é relativamente bom, tranquilo, seguro e bem localizado entre duas das principais artérias da cidade (Av. 24Julho e Av. Eduardo Mondlane). É uma rua com bastantes árvores o que lhe dá um ar algo tropical e acaba por contrastar com as habituais "florestas" de betão europeias onde cresci. Essa dita vegetação, por vezes aparenta ter uma personalidade própria, ao olhar-mos para a força como as suas raízes levantam os pesados mas insignificantes bocados de cimento do passeio e rompem estrada dentro. enquanto abanam tranquilamente suas copas ao sabor do vento quente ostentando com orgulho um verde "mesmo verde"...


A nossa casa - à semelhança de muitas outras espalhadas pela capital - é uma moradia colonial, na altura abandonada por uma família portuguesa devido às consequências SEMPRE nefastas de uma guerra, que viria a ser ocupada por outra família moçambicana e posteriormente ofertada pelo Governo a esta mediante a sua ocupação e manutenção. Por fora, a infraestrutura de dois andares, garagem e paredes brancas parece paradisíaca, o que em muito ajuda a presença de uma palmeira (verdadeira e com côcos) em frente à janela do meu quarto :)




Também por fora, são visíveis sinais evidentes de um tempo triste e bélico que passou e deixou um rasto óbvio de destruição, violência e medo. À semelhança do que encontramos em quase todos os prédios da cidade (mesmo até em 8º e 9ºandares!!!), notre belle maison tem grades de ferro em todas as janelas e portas inviabilizando qualquer possibilidade de se possuir um estore que impessa a luz de um poderoso Sol que nos inunda a casa a partir das 5h30 da manhã!!



Para complementar as medidas de segurança - e talvez tenha sido isso o que me deixou mais surpreendido - como se trata de uma casa e não prédio, temos também o privilégio de estar guardados com muros rodeados de arame farpado, uma vedação elétrica (que funciona) e uma espécie de monstro devorador de homens, metade Rottweiller metade São Bernardo, que assusta qualquer persona non grata com o a sua pose imponente, ladrar aterrador ou capacidade de gerar poias de tamanha sobre-humano!!! ah, e é uma cadela...


Numa construção posterior colada à casa encontra-se a habitação da nossa senhoria e seus rebentos. Tratamo-la por "Mamã", como carinhosamente aqui é costume designar alguém mais velho e que merece respeito. É uma senhora impecável, simpática e uma excelente cozinheira, qualidade que tive oportunidade de apreciar quando nos ofereceu uma das suas habituais Matapas de Caranguejo... Não sei o que é, não sei como é feito mas também não me interessa, só vos posso dizer, é boooom...





Por dentro, a casa foi dividida para 2andares independentes em que no R/C vive uma família e no 1ºandar vivemos nós, eu e mais dois colegas Contactos, o Miguel e o António.


A sala é enorme, cada um tem o seu quarto bastante espaçoso (o meu com a vantagem de ter WC privativo), ha uma WC comum e uma cozinha muito grande com um frigo e fogão novos.





Para dar uma ideia da dimensão, nós chegámos 1semana antes da saída dos ocupantes anteriores pelo que durante esse periodo viviam 7pessoas, 1 em cada quarto e 4pessoas na sala. Apesar da falta de superfícies confortáveis para dormir, espaço foi algo que sempre abundou.


A renda são 1200USD ($400 a cada um), valor resultado da referida escassez de oferta mas na minha opinião, bastante aceitável para o imóvel em questão quando comparado com casas de alguns colegas. Facilmente atingem os 1500/2000USD e por vezes as estruturas não oferecem condições à altura. Com a difrença conseguimos contratar uma empregada doméstica - a Teresinha - que faz quase tudo desde, lavar roupa, limpar, arrumar, e até cozinhar. As únicas coisas que não faz é ler e escrever, não porque não quer mas sim porque à semelhança de muitos moçambicanos, nunca teve oportunidade de aprender, o que por vezes se torna um problema, especialmente na hora de deixar um recado para comprar seja o que for... ainda estamos a trabalhar na solução :)




Ah, graças ao facto de ter o privilégio de ter uma WC no quarto só para mim, o revés da questão prende-se no mau funcionamento do autoclismo que acaba por permitir a subida de visitantes menos, diga-se, vertebrados pela sanita... :) Apresento-vos o meu novo amigo da passada 5feira: "o compridinho"!!!


Deixo-vos esta foto priceless do meu colega Miguel quando fomos pagar os 3meses de renda em cash e à cabeça que normalmente são exigidos.


Cumprimnts Nuno

3 comentários:

  1. Espero que tenham uma estadia boa por terras moçambicanas.
    Vou acompanha-los!

    ResponderEliminar
  2. Só me fica uma coisa... gostava de pendurar as minhas camisolas assim na cortina... ;)

    ResponderEliminar
  3. Esse bixo na sanita... é uma cobra ???

    ResponderEliminar