Existem em geral -para além dos também muito utilizados pés - 4 soluções para quem deseja ir de um ponto A a um ponto B na metrópole e para fora dela, são eles: o machimbombo, o "chapa", o taxi e claro, a mundialmente famosa boleia que dispensa explicação. Dando apenas relevo aos três primeiros, temos:
O Taxi: geralmente com a publicidade rosa do Millenium BIM estampada que os caracteriza, são uns s

O Machimbombo: este é um pequeno grande autocarro de 54lugares que normalmente é utilizado para deslocações entre cidades ou da cidade para os arredores. Caracterizados pelo seu constante estado de sobrelotação humana e não só (sim, já vi um porco no meio da mancha de pessoas!), o fumo que emanam e o seu estado de degradação visual denunciam os

O "CHAPA": este é sem dúvida, um dos meus fenómenos preferidos nesta cidade. Na minha opinião, é um exemplo fantástico entre visão empreendedora e a oportunidade de negócio fruto da necessidade do povo. É ao mesmo tempo, uma criação completamente abominável em termos da realidade europeia que viola provavelmente 9 em cada 10 regras de segurança automóvel e ocasionalmente u
Em geral, os chapas são umas carrinhas Toyota Hiace de 9lugares originárias de outros pontos do globo e que cá chegam com a finalidade de serem abatidas para sucata, pondo termo às suas penosas vidas de transporte colectivo. O que acontece é que de acordo com a realidade local, desde que tenha rodas, dá para andar, e desde que ande, pode fazer muita gente feliz a um baixo custo... e quando digo baixo, falo num preço fixo de 5 ou 10meticais (aprox. 0,15€ ou 0,30€) para qualquer ponto da cidade, perto, longe, com chuva ou com Sol. Daí a origem do nome Chapa: chapa 5 ou chapa 10!
O sistema é simples, cada chapa tem um proprietário, um condutor/chapeiro e um colector. O veículo tem nos vidros indicado o nome da origem e do destino (ex.: Benfica/Xipamanine), existe um sítio onde se apanha, mas nunca tem hora certa de passagem, o que dada a quantidade de chapas a circular não parece constituir problema. A pessoa entra, paga ao cobrador a viagem, que por sua vez, no final do dia entrega o $ ao proprietário e recebe uma comissão.

Claro que, pondo nestes termos, qualquer ser humano com a mínima visão empreendedora, instantaneamente percebe que quantos mais clientes levar e mais depressa fizer o trajecto, mais moedas vai colectar. Resultado: é comum ver-mos os chapas com as suas portas enferrujadas (e às vezes sem portas ou seguras por uma corda!


O chapa é um elemento-chave tão essencial à sobrevivência da cidade na ausência de um sistema de transportes alternativo que sempre que há ameaça de aumento do preço dos mesmos, os habitantes revoltam-se, há distúrbios, incendeiam-se carros e chega até a haver mortos, na última greve deste Sábado sucumbiram 2pessoas...
Para além destes, mas para distâncias maiores fora da cidade, existem também as linhas férreas ainda do tempo colonial (CFM) e os voos domésticos (LAM) que são bastantes baratos e permitem aos visitantes ver sítios únicos no Norte deste enorme e lindíssimo país.
A todos os que vierem a Maputo, o meu conselho é: andem de "chapa", nem que seja por uma vez... é uma experiência que nos deixa com um sorriso nos lábios :)
Beijos&Abraços
Nuno
Concordo plenamente... Andar de chapa pelo menos uma vez é essencial!! O feeling é único e impossível de caracterizar. Melhor ainda, só andar de chapa com o Sr. Joaquim, a pessoa que me iniciou nos percursos de Maputo e com que classe e engenho, duvido na vida encontrar alguém que com tanta técnica se sobreponha às filas, aos sinais, aos outros carros e aos peões de forma aparentemente tão milimétrica!!
ResponderEliminarViva o chapa!!:)
Concordo plenamente... Andar de chapa pelo menos uma vez é essencial!! O feeling é único e impossível de caracterizar. Melhor ainda, só andar de chapa com o Sr. Joaquim, a pessoa que me iniciou nos percursos de Maputo e com que classe e engenhome ensinou a ver a faixa de rodagem com outros olhos, duvido na vida encontrar alguém que com tanta técnica se sobreponha às filas, aos sinais, aos outros carros e aos peões de forma aparentemente tão milimétrica!!
ResponderEliminarViva o chapa!!:)
(agora sim!)
Oii nuninho..adorei o teu blog :)
ResponderEliminarContinua a escrever novidades e novas experiencias que parecem nao ter fim..um grande beijinho com muita saudade.
Um sorriso nos lábios se conseguires chegar ao fim da viagem inteiro, lol... E ainda nós reclamamos SMTUC xD. Se não tiver sucesso como Engenheira vou praí ser chapa :p
ResponderEliminarBeijoca Sr. Rocha.
Aposto que depois de andares nessas autenticas montanhas russas ambulantes nao te vais quiexar tao cedo da minha condução!
ResponderEliminarP.s - Olha esqueces-te o meio de transporte das crianças! A cacunda das mães!
olá!! adoramos o teu blogle. mas eu(rita)ia sendo apanhada pela minha "chefe" de tao concentrada e divertida que estava a ler e a ver as fotas das tuas historias... continua a relata las que está espectacular..ja ag estás um fotografo de 1a:)
ResponderEliminarabraço e beijinhos celso&rita
p.s o celso diz para teres cuidado com as"mulatinhas"