quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia dos (des)Mascarados

Bom dia a todos! Tenho noção que ando um pouco desfasado no tempo mas como maneira de vos agradecer os comentários e seguimento do Blog, considero interessante mostrar-vos inclusivamente momentos que já passaram há algum tempo. É o caso do dia de Carnaval, 21Fevereiro!

Por estas bandas, para além da religião Católica, existe também uma grande presença Muçulmana, Ortodoxa e, como mais recentemente fui informado, do surgimento da viral Igreja Maná, originária dos nossos amigos brasileiros e encabeçada pelo aclamado pastor Jorge Tadeu, cujo nome claro está, ficou errada mas inevitavelmente associado na minha ingénua infância a uma flor adorada por todo um público feminino…


Sendo assim, o Carnaval por aqui é festejado apenas por uma minoria da população e quase não se vêem manifestações durante o dia (eu pelo menos não vi). À noite lá fui arrastado a uma tal “festa de Máscaras” que decorreu no CFM – Caminhos de Ferro de Moçambique. Este é um edifício colonial de presença imponente e historicamente marcante na Baixa da cidade, cuja funcionalidade durante o dia continua a ser ponto de transporte ferroviário para mercadorias e população (apesar das locomotivas serem ainda do tempo da outra senhora) e à noite ponto de encontro para alguns noctívagos que se juntam em festas animadas e seleccionadas no famoso bar do CFM. O espaço é interessante e só é preciso ter atenção onde se põe os pés – em especial para os que gostam de se “refrescar” um pouco demais – para não acabar na linha do comboio, o que ainda representa uma queda valente :)


Assim que entrámos, a sensação com que fiquei foi de estar numa festa universitária de Erasmus. Malta jovem, americanos, brasileiros, italianos, franceses, alemães e claro está muitos tugas… a maior parte destes expatriados em missões de apoio comunitário em ONG’s. O ambiente era animado, com muita música, alegria e alguns cowboys, romanos, vendedores de giro mCel e ainda um casal (homem e mulher para não haver confusão) mascarado de polícia que transparecia mais seriedade que a verdadeira força policial que deambula pelas ruas da cidade em busca de subornos a qualquer turista menos atento, e permita levar mais pão para a família no final do mês. Enquanto sentado num dos confortáveis sofás improvisados na hora, não resisti em registar esta personagem septuagenária, mascarado de “mal-vestido” e alegremente sentado no bar com a sua companheira adolescente (uma visão muito comum) na expectativa do culminar de uma noite um pouco mais animada do que o habitual “vitinho, xixi, cama”… Boa sorte caro senhor, "may the FORCE be with you"! :)
Dançámos, conversámos, divertimo-nos! Eu como pareço um desastre a dançar (ainda mais música africana) e normalmente sou um ser mais diurno, a minha resistência física escasseia a partir de certa hora e neste caso terminou com o rebentar da “piñata” de balões às 3h30 da manhã. Fui para casa descansar de mais um Carnaval passado.


No manhã seguinte, Domingo, fomos até à piscina do hotel Terminus próximo de nossas casas, um lugar muito acolhedor e tranquilo, cujo objectivo passa por proporcionar momentos de relaxe aos seus utentes e assim representa também um tranquilo ponto de abrigo e recuperação para seres ressacados de uma noite mais violenta em troca de 200meticais (aprox. 6euros) para utilização diária.



À noite fomos jantar ao Mundus, um restaurante bastante conhecido na Av. Julius Nyerere que normalmente nos brinda com encontros, momentos e recordações da nossa nação lusa deixada temporariamente para trás… Hoje é dia de derby SCP-SLB (3-2) na SporTv Africa e foi aqui que percebi a verdadeira visão da obra (intencional ou não) do nosso Vasco da Gama no longínquo séc. XVI, povoar o território africano para um dia contribuir para o clube de fãs futebolístico português. Certo é que a população local vive bastante a influência da bola, no entanto, como há notoriamente mais lagartos do que águias, sou forçado a concluir – em jeito de brincadeira - que os tais 6milhões de adeptos confusos devam estar espalhados pela nação angolana, guineense, brasileira e quem sabe macaense, porque em Moçambique, isto é só gente boa… eh eh!


Náná e Sr. Pablo, esta é para vocês:














Obrigado a todos por seguirem o blog, espero conseguir retribuir a alegria que me transmitem

Beijos&Abraços
Nuno

4 comentários:

  1. Fogo ... até ai o meu sporting está em altas!
    Tu a ver bola é que já é de admirar! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nuno, continua a mostrar-nos momentos que já passaram há algum tempo...adoro o teu blog.
    Agora é que percebi o porquê dos moçambicanos serem gente boa...viva o Sporting.

    Beijos&Abraços

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Ju, ainda bem que gostas, é um prazer postar!
    Para os que me conhecem, sabem que n sou grande adepto da bola (não é Náná?), mas como se costuma dizer: em roma... sê romano!
    Sporting****

    ResponderEliminar
  4. Nuno, eu também não sou grande adepta da bola, não ligo mesmo nada. Quando era miúda o meu padrinho fazia-me uma lavagem ao cérebro, daí continuar a dizer que sou do Sporting, hehehe!

    ResponderEliminar