sexta-feira, 20 de março de 2009

Monday to Friday

Olá a todos!
Como ultimamente algumas pessoas têm feito questão de me lembrar, está na altura de mostrar um pouco do que faço durante a semana. Ao contrário do que uns e outros erradamente pensam, e logo de seguida me acusam de estar disforme, gordo, bronzeado e sempre na boa-vida, informo-vos meus amigos: eu estou aqui para trabalhar, só não tenho culpa das praias serem tão bonitas e a comida tão boa! Tenho dito...


Bom, de 2ª a 6ª feira, passo os meus dias na empresa onde fui colocado pelo programa InovContacto (cuja responsável máxima é a Drª. Mª. João BOBONE)!!!


A empresa chama-se Técnica Industrial, SARL e é uma das empresas pilar de um dos maiores grupos empresariais de Moçambique, o Grupo João Ferreira dos Santos. Nascido de uma gestão familiar há 112, o grupo tem negócios espalhados por todas as províncias, nos quais se encontram a Técnica, A Forjadora e a Companhia Agrícola JFS, e cujo fundador havia sido Comendador da Republica Portuguesa em MZ. A Técnica Industrial actua no sector auto e está responsável pela importação, comercialização e assistência exclusiva dos veículos das marcas Mitsubishi, MAN, NewHolland, entre outras... Emprega cerca de 115 funcionários, dos quais 95%, à semelhança do que acontece no resto da realidade empresarial do país, são pessoas sem a formação superior. Aqui, como amanhece às 5h20 da manhã, costumo levantar-me diariamente às 6h30, faço o meu exercicio matinal, duche, pequeno-almoço e aí vou eu para mais um dia de trabalho a começar às 7h30-12h; 13h-17h. Como o meu local de trabalho fica numa zona industrial, a cerca de 6km de minha casa, torna-se impossível a deslocação de outro modo que não o seja de automóvel. Durante as primeiras 3semanas, a empresa providenciou transporte mas por pressing da empresa e da AICEP, esta semana eu e a colega contacto Raquel (que trabalha a 500m de mim na Forjadora) tivemos de encontrar alternativa, que no caso, se traduziu pelo aluguer mensal de um taxi... mas atenção aos mais distraídos, não é um taxi qualquer, é O TÁXI do Sr. Afonso!


O Sr. Afonso é um moçambicano porreiro, muito conversador e simpático, é casado e tem uma bébé que mais parece uma bonequinha de louça, está sempre disponível para ajudar os clientes, mesmo que para isso implique perder $ numa viagem... Enfim, também o seu forte não é a matemática, o que acaba por aproximá-lo de muitos de nós. :) Agora o seu taxi... bom, não sei como descrever. É possívelmente o Toyota Corolla amarelo-esverdeado mais velho, mais podre, mais roubado, mais fumegante e mais "pra lá do que pra cá" que eu já vi fora de uma sucata e a circular na estrada. Hoje voltou a parar-nos em plena av. Eduardo Mondlane, encravando todo o trânsito da hora de ponta que seguia atrás. Nada que uma ligação directa não resolva em 1minuto e aí é que eu percebi a utilidade dos fios soltos debaixo do voltante.




Pára-brisas partido, retrovisores com metade do espelho, buracos nos estofos, cheiro a gasolina por queimar, farolins partidos, amortecedores tortos, tinta gasta e muita, muita ferrugem são as características mais visíveis do nosso transporte, que para o seu dono, representa a comida na mesa da família e como tal se transfigura num amor incondicional pelo dito bólide: "não o vendo por nada, este carro é um membro da família... e você não vende um membro da família em PT, pois não? Aliás, só está a precisar de uns pneus novos!". No primeiro dia, pensando que tinha atropelado alguma das galinhas azaradas que por vezes se aventuram a atravessar a estrada, ainda lhe perguntei se não era perigoso andar com o pára-brisas literalmente rachado em vários sítios, sujeito a despedaçar-se ao passar por um buraco de maior dimensão, respondeu-me que aquilo não era nada, havia aí na estrada muito pior :) - sem comentários.
A um preço de amigo, e muito mais barato que com qualquer outro taxi, pagamos 150meticais por viagem, o que no final do mês representa 6000MTN (apoximadamente 200eur) que dividimos a meio...
Quanto às funções laborais propriamente ditas, inicialmente transtornava-me um pouco não ter grande orientação para fazer as coisas, mas percebi que aqui é mesmo assim, cada um por si, não estou cá para ser ensinado mas sim para ensinar e aprender comigo próprio. No geral, comecei por estruturar a secção das peças, e fazer o levantamento dos processos fundamentais da empresa, reportando directamente à administração da empresa. Redefini os processos procurando optimizar o controlo documental, a eficácia das operações e a eficiência na utilização dos recursos. Ontem apresentei o trabalho ao meu chefe que gostou bastante e já me confiou mais 2projectos, um de alienação de um armazém de peças velhas e outro de entrada em contacto com fornecedores asiáticos de grelhas frontais de Pageros/L200 e RollBars. Lá mais para a frente, segundo o que dizem vou fazer um plano de formação dos quadros nacionais na Gestão de Qualidade, vamos ver se se concretiza... Devagar, devagarinho, à boa maneira moçambicana, vai correndo!



Sento-me no gabinete de contabilidade, apesar de não fazer nada de contabilidade, são todos uns simpáticos e sorridentes por verem um estrangeiro a dar-se com eles sem ser a gritar ou a mandar. Ocasionalmente almoço com eles no centro social da empresa (género de cantina) mas a comida é tão má que não o consigo fazer 2dias seguidos... Costumo ir então a um restaurante tipico português perto chamado "Zé Verde", onde as paredes estão forradas com cachecois e imagens dos SCP, SLB e FCP e a sopa de legumes me faz lembrar a "sopinha da mãe"!
Às 17h toca a buzina (sim, isto tem uma buzinha que lembra a dos bombeiros) para assinalar o final de mais um dia de trabalho, já o sr. Afonso está à minha espera. Deixa-me na zona do Polana, e o resto sigo a pé para casa, sendo que por vezes páro no café Náutilus para uma torrada à Portuguesa (aqui as torradas são carcaças torrada com um bocado de manteiga à parte) ou na esplanada do Piri-Piri para umas chamuças com os outros Contactos. Vou para casa, faço o jantar, vejo uma série (actualmente vou no Epis.8, serie1 do Smallville) e vou dormir cedíssimo, porque amanhã é mais um dia de laboura e falta menos um para o aguardado fim-de-semana...

Ah, esperem, hoje é Sexta-Feira!! E amanhã, como já um amigo meu dizia, amanhã é Sábado à Noite :) Acho que desta vez vamos para a Swazilândia aqui ao lado, esperem para ver...






Nota: para os mais distraídos e que na foto anterior do pára-brisas estavam olhando para a "racha" e não repararam no auto-colante com este erro ortográfico delicioso...






Beijos&Abraços


Nuno

10 comentários:

  1. Guten Morgen Herr Nuno!
    Folgo em ver e ler que te encontras a viver algo de magnífico! Já fazes parte de uma diáspora tuga que vai fazer história e pelo que contas acho que não vão faltar portugueses com vontade de viver Moçambique e de fazer crescer esse belo País.
    Aproveita cada dia!
    Um grande abraço,
    Celso Simões

    ResponderEliminar
  2. ola!! va la és como os comuns mortais e trabalhas:).. ja andava a pensar que tinhas tirado ferias, estou a brincar .. parece que o trab nao é assim tao mau como inicialmente dizias .. bjos

    ResponderEliminar
  3. Allo Ana, o trabalho agora é que começa a surgir com maior intensidade, finalmente, n gosto de estar parado!

    Guten Tag Freund Celso und dank der Google-Übersetzer für dieses wunderbare Gespräch in deutscher Sprache :) Espero bem que venham mais tugas mas com boas intenções porque se for para estragar este belo país, sou dos primeiros a me opor!
    Espero por uma visita,
    eine große Umarmung
    Nuno nos Maputo com o Google translator :)

    ResponderEliminar
  4. Jag är glad att se att ditt sinne för humor är oslagbart! Nu se om jag tycker att språket är här! En kyss,
    Celso

    ResponderEliminar
  5. Du måste berätta var du köpt din flygning. Jag kan se flyg billigare än 1000 euro att spendera en helg där! Lol att spendera en vecka har sett 800euros med TAP. Känner du till alla som vill åka dit?
    Hälsningar,
    Celso

    ResponderEliminar
  6. Mas tu trabalhas mesmo??? Não acredito! Tens é de começar a levar um rolinho de papel higienico debaixo do braço quando saires de casa. Se não voltas para PT com as noticias de MZ no rabo ... ahahaha

    Beijo bom

    ResponderEliminar
  7. Ai que vc anda a tirar 'candids' ao sr afonso...:p

    o que eu sei é que enfiei lá dois cunhados, 2 malas gigantes e uma pequena, nao sei como mas coube!!e não arreou a meio do caminho!!

    até já no zé verde!!
    :)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Afinal trabalha-se em Moçambique!!!! :p

    BJITOS!!!

    ResponderEliminar
  9. é preciso dizerem m q tens um blog p eu saber!! só li este post e tou a ver q ja mandas nisso tudo.. n t eskeças do q combinámos..prospecçao de mercado..mt importante!

    abraço!!

    ResponderEliminar
  10. Oi grande Nuno,
    hoje resolvi passar pelo teu blogue porque a croma da rita disse que tinhas ido ver o Papa na sua passagem por África e eu ingenuo acreditei..
    Agora estou mais descansado pois vejo que é mentira e o sol de africa ainda nao te queimou os neuronios todos.:)

    p.s. o taxi do amigo Afonso é que está todo queimadinho.
    forte abraço celso

    ResponderEliminar