quarta-feira, 25 de março de 2009

Mercado do Peixe


Bom dia, bom dia! Hoje quero apresentar-vos o famoso Mercado do Peixe de Maputo.Este emblemático local é um dos "must see" para qualquer visitante da antiga cidade de Lourenço Marques e fica situado em caminho da Costa-do-Sol, mesmo em frente ao exclusivo Clube Naval. Apesar de pequeno e quase passar despercebido a quem vai na estrada, a sua fama estende-se por todo o país e muitas recordações já foram inclusivamente levadas além-fronteiras, quer através das máquinas fotográficas dos turistas, quer dos seus estômagos...:)O Mercado do Peixe é uma estructura improvisada com bancadas de madeira e sob um tecto de chapas de zinco com cerca de 100m2. Ali, todos os dias e praticamente a toda a hora vão chegando do mar os verdadeiros diamantes de Moçambique, cujas mãos experientes e despachadas das peixeiras se apressam a preparar para vender ao primeiro interessado. Entre as maravilhas naturais, encontramos variedades infindáveis de peixe (espécies que não conheço nem me atrevo a tentar pronunciar o nome local), alguns deles enormes, caranguejo, lagosta, lagostim, lulas, polvo, ameijoa e camarão, muito camarão, pequeno, médio, grande e gigante, do tamanho de um carapau! Não acreditam??? Vejam a foto... se estivesse vivo não lhe tocava, ainda me arrancava um braço com o coice :)Pelos estreitos corredores com areia, os mais pequenos correm insessantemente a brincar, desviando-se dos homens que carregam as ultimas remessas de peixe recém-apanhado no mar do outro lado da rua. Uns pedem uma moeda mas em geral, estão sempre de olho numa eventual alma menos atenta que pouse o telemóvel, carteira ou maquina fotografica em local menos próprio.Aqui, para não variar do resto do país, tudo tem um preço negociável, e as peixeiras adoram isso. Elas dizem um preço e nós temos de refutá-lo 3 e 4 vezes antes de atingir o final, normalmente cerca de metade do inicial. Parecendo que não, estas mini-negociações dão-nos alguma prática para funções profissionais, e eu que o diga.



---------------------------------------------------//-------------------------------------------Só em jeito de aparte, a negociação mais engraçada que me aconteceu por aqui até agora, foi há cerca de 2semanas quando tentava comprar umas havaianas falsas a um vendedor da rua, foi qualquer coisa assim:
Eu: "amigo, por quanto é que me vende estas?"
vendedor: "vendo por 75 pátrão."
Eu: "então mas vendeu por 25 à minha colega...! Vou comprar ali à frente por 25, queres ganhar tudo, acabas por não ganhar nada"
Vendedor: "okei pátrão, faço 50..."
Eu: "25!"
Vendedor: "não posso, fiz à menina porque é especial, estes são mais caros" - (eram iguais)
[...]
Eu: "está bem, anda lá então..."
O tipo ficou tão entusiasmado por ver que eu tinha cedido à proposta dele, autocongratulando-se como vencedor da dura negociação, que quando lhe dei 100meticais, apressadamente e sem pensar me deu troco de 75, conclusão: comprei os chinelos pelos 25meticais quase sem querer.

-------------------------------------------------//----------------------------------------------Voltando ao mercado. Depois de chegarmos a acordo com os preços, tinhamos no saco camarão, lulas e caranguejos para o jantar. Pedimos para arranjar e estava pronto a levar. Curiosamente mas com alguma lógica de negócio, ao lado do local de venda de peixe, há um espaço fechado (como as "tasquinhas") com mesas, onde se leva o dito cujo para ser preparado e cozinhado, tudo isto pago à parte e acompanhado com música ao vivo e muitos vendedores ambulantes que rodeiam o circuito das mesas com pinturas erguidas, fazendo lembrar aquelas meninas com os placards nos intervalos dos rounds de boxe. Vendem tudo: pulseiras, colares, pinturas, estátuas, esculturas e até... fichas triplas :)O sabor dos alimentos é indescritível, o camarão preparado pelas mãos experientes dos locais põe as miniaturas que encontramos no Jumbo a um canto, o caranguejo é selvagem e muito mais saboroso e as lulas têm tanta "carne" que mais parecem febras de porco :)Durante o jantar apareceu uma vendedora de amendoim que trazia o filhote às costas embrulhado na capulana, ou como se diz em Angola - na "cacunda" - e vá-se lá saber porquê, enquanto a mãe fazia a sua venda ele, pendurado nas suas costas, engraçou com o meu cabelo de tal maneira que não o queria largar... De tão aspro que é, fiquei com a sensação que o pequeno me devia estar a confundir com alguem que também tivesse assim uma carapinha assim... talvez o pai??? :S


Numa ocasião, quando a água bebida já aperta na bexiga estrangulada pela comida, pergunto à empregada se têm casa-de-banho ao que me responde de imediata: "sim, temos pátrão vem comigo". Quando cheguei à "casa-de-banho" e a vejo a apontar para uma parede mal acabada em cimento atrás da cozinha, fiquei tão incrédulo que desatei a rir sozinho perante a cara confusa da ingénua rapariga. Com orgulho fiz o que tinha a fazer ali, ao natural, com o devido cuidado para não molhar os pés e regressei para a mesa saboreando intrinsecamente mais uma oportunidade de ser "rude e selvagem" com a maior naturalidade por terras africanas sem ninguém a gritar "não pode mijar aí... badalhoco" - tenho dito!!!

Comemos todos e o jantar ficou-nos a de 240meticais, cerca de 8euros, o que tendo em conta a ementa, não é nada comparando com os standards em PT. Ainda fiz questão de ir à "cozinha" e cumprimentar os "chef's" do pitéu.


Muito bom, aconselho-vos quando cá vierem, só espero é que me convidem também...

Tenham um bom resto de dia!
Bjs&Abraços
Nuno

5 comentários:

  1. Espero bem que o filho não seja teu, isso de andar a confundir com o pai não é mto boa ideia.

    Beijinhos e juizo nada de fazer filhos

    ResponderEliminar
  2. CROMO!!
    é so fazer inveja.... mas ta-se bem...
    Parece que tas a aproveitar!
    Abraçao

    ResponderEliminar
  3. podias mandar vir para Portugal os camaroes, caranguejos, lulas e o resto... com tanta conversa sobre comida .... fiquei com fome... :P
    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Com tantos pormenores da ida à casa de banho, esqueceste-te da parte em que lavas as mãos... :p lololol

    Eu acho é que tu devias convidar o pessoal para ir aí jantar contigo. Fica um bocado fora de mão, mas ó pá fazemos um acordo: tu pagas a viagem e nós pagamos o jantar, boa? :p Fico à espera da resposta. :p

    BJITOS!!!

    ResponderEliminar
  5. Confessaaaa... Andaste a fazer umas viagens a Maputo e agora já te chamam de pai :p
    Quero ver se quando chegares pagas um jantar desses .

    ResponderEliminar